SP conquista o melhor desempenho na educação em oito anos

Na avaliação feita pelo Saresp, a rede estadual avançou de 4,76 para 5,25 no ciclo 1 do Fundamental em 2015

qui, 04/02/2016 - 14h16 | Do Portal do Governo

Os índices educacionais da rede estadual estão em ascensão. Dados divulgados na tarde desta quarta-feira comprovam essa evolução – tanto o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) quanto o Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo)  tiveram os melhores resultados nos últimos oito anos.  

A avaliação do Idesp do  ensino fundamental  Ciclo I passou de 3,25 em 2008 para 5,25 em 2015. O Ciclo II evoluiu de 2,6 para 3,06 e o Médio de 1,95 para 2,25. Além disso, as médias de proficiência em português e matemática medidas pelos Saresp foram positivas em todas as séries – exceto o 3º ano do ensino fundamental.

“Precisamos sempre avaliar para saber se os passos que estamos dando estão na direção correta”, explicou o governador Geraldo Alckmin durante o evento para divulgação do Saresp 2015. “A avaliação vai nos indicar onde e como precisa melhorar”.

O governador frisou ainda sobre a relevância do resultado. “Não é um ranqueamento. É um balizador. Esses resultados são fruto de um processo permanente e, por isso, São Paulo faz anualmente o Idesp e o Saresp, com a seriedade da Vunesp”, disse Alckmin, que destacou a grande evolução nos ciclos I e II, do Ensino Fundamental, e no Ensino Médio. “Também tivemos avanços impressionantes em escolas de ciclo único e de tempo integral, que em três anos teve um salto de mais de 60%”, completou o governador. 

Veja o desempenho da rede estadual nos últimos oito anos

Balanço de 2015
O resultado do Idesp em São Paulo chegou ao índice 5,25 no ciclo 1 do Ensino Fundamental (a meta é 7,0 para 2030). No ciclo 2 do Fundamental, alcançou 3,06 (a meta para daqui a 15 anos é 6,0). No Ensino Médio, 2,25 (a meta é 5,0 em 2030).

Já na avaliação feita pelo Saresp, a  rede estadual avançou de 4,76 para 5,25 no ciclo 1 do Fundamental. No ciclo 2, de 2,62 para 3,06. No Ensino Médio, de 1,93 para 2,25. O ciclo 2 do Fundamental e o Ensino Médio tiveram o maior avanço da história do Idesp: 0,44 e 0,31, respectivamente. O ciclo 1 do Fundamental teve o segundo melhor resultado da história (0,49), perdendo apenas para o avanço de 2008 para 2009 (0,61).

Entenda os indicadores
O Idesp, principal indicador de qualidade das escolas paulistas (criado em 2008), apresentou no ano passado melhora em todos os níveis de ensino. Para cálculo do Idesp, a Secretaria une o resultado do Saresp (em provas de Língua Portuguesa e Matemática) a taxas de aprovação, reprovação e abandono. A comparação entre os anos de 2014 e 2015 mostra avanço importante.

Enquanto isso, o Saresp de 2015 teve provas realizadas em 24 e 25 de novembro. A rede estadual paulista obteve também os mais avançados nos últimos oito anos. Provas de Língua Portuguesa e Matemática foram aplicadas para todos os alunos do 3º, 5º e 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Ações aplicadas para melhoria dos resultados
Em 2015, pela primeira vez, a rede estadual utilizou a tecnologia no reforço de conteúdo dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O programa “Aventuras do Currículo+” indicou mais de 205 mil alunos para aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática. As atividades são feitas com auxílio do computador (da sala do Acessa Escola ou de casa). Desde o primeiro semestre, estudantes do Ensino Médio tiveram à disposição o programa Geekie+, plataforma digital que reúne planos de estudos personalizados com base na prova do Enem.

Ainda foi colocado em prática o novo sistema de Avaliação e Aprendizagem em Processo: desde o segundo semestre, as provas corrigidas foram cadastradas em um banco de dados e os resultados devolvidas às escolas. O exame, obrigatório em todas as escolas com 2º do ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, tem como objetivo diagnosticar o desempenho dos alunos no semestre anterior e apontar estratégias para melhorar o aprendizado até o fim do ano letivo.