Museu em Tupã preserva mais de 38 mil peças de diferentes etnias brasileiras

Museu Índia Vanuíre tem objetos de antigos povos indígenas que habitavam a região oeste de São Paulo

ter, 19/04/2016 - 8h35 | Do Portal do Governo

As histórias dos índios da região oeste de São Paulo podem ser conhecidas por meio das 38 mil peças reunidas no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Construído e preservado desde o final da década de 1960, o Museu homenageia a Índia Vanuíre, importante figura que simbolizou o fim dos conflitos entre índios e colonizadores no início do século XX.

O Museu, em Tupã (SP), foi fundado por Luiz de Souza Leão e abrigado em edifício próprio. No espaço, é possível conhecer sobre rituais e ver objetos usados pelas tribos Karajá, Kayapó, Rikbaktsa, Suyá, Tapirapé, Asurini, Kaapór, Wajãpi, Waujá, Bororo, Yanomámi e outras.

As peças da história da cidade, artefatos e objetos de diferentes povos indígenas no Brasil fazem do Museu um dos mais importantes acervos do Estado de São Paulo, reunindo os principais jornais originais, com mais de 10 mil edições de Tupã do final da década de 1940 até meados dos anos 1990. O acervo conta ainda com objetos de caça, uso doméstico e de outras atividades cotidianas e ritualísticas dos povos indígenas, além de plumária, cerâmica, cestaria e tecidos.

Museu disponibiliza espaço para pesquisa sobre a tribo Kaingang
Desde 2012, o Museu mantém o Centro de Referência Kaingang como estratégia para reunir e disseminar informações sobre a cultura e o povo Kaingang. Para tanto, são disponibilizados materiais distintos para consultas voltadas à pesquisadores e estudiosos.

A programação do museu se divide entre exposições de longa duração, exposições itinerantes e oficinas temáticas, como as oficinas para as famílias e oficinas de férias, cujo objetivo é promover a discussão em torno dos processos de colonização na região oeste de São Paulo e a relação, no passado e no presente, entre povos indígenas e não indígenas.

O Museu disponibiliza ainda uma série de motivos para visitação, como visitas orientadas, exibição de vídeos-documentários e jogos.

Acesse a programação completa.

Visita Virtual
Você também pode conhecer o Museu Índia Vanuíre por meio de imagens interativas em 360 graus. Quer fazer um tour virtual? Acesse aqui. 

SERVIÇO
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Endereço: Rua Coroados, 521 – Centro – Tupã (SP)
O Museu está aberto à visitação pública de terça a domingo, das 9h às 17h, inclusive em feriados. A instituição permanece fechada nas seguintes ocasiões: Confraternização Universal (1/1), Eleições e Natal (25/12).
Para mais informações e agendamento de visitas: (14) 3491-2202 ou contato@museuindiavanuire.org.br

Do Portal do Governo do Estado