Crime ambiental: balão destrói três hectares do Parque Estadual Jaraguá

Balões são ameaças de incêndios e podem causar grandes estragos; denúncias podem ser feitas pelo 190

seg, 25/04/2016 - 14h01 | Do Portal do Governo

Um balão caiu no Parque Estadual Jaraguá, na capital paulista, na manhã do domingo (24), e provocou um incêndio que atingiu cerca de três hectares do parque. O fogo atingiu a área das torres de TV Cultura, a estrada turística e trilha Pai Zé, que dão acesso às torres.

Os bombeiros e a Polícia Ambiental controlaram o incêndio por volta das 14h. Ninguém ficou ferido. A extensão dos danos será avaliada a partir desta segunda-feira (25). “É um acidente grave que ocorre todos os anos e não podemos mais achar normal”, afirmou a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias. “Vamos antecipar a mobilização da Operação Corta Fogo e trabalhar para uma estiagem com menos fogo este ano”, completou.

Uma reunião do comitê gestor da Operação Corta Fogo foi marcada para esta quarta-feira (27) para antecipar o começo da mobilização, normalmente programada para junho.

As informações são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Alerta
Em épocas de seca, com a proximidade do inverno e com a chegada das festas juninas, os balões se tornam ameaças de incêndios. Eles podem causar grandes estragos, principalmente em matas, florestas e nas indústrias que manipulam material inflamável.

Vale lembrar que soltar balões é crime ambiental, conforme o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, que deixa claro que “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano”, é crime. A pena prevista é a detenção de um ano a três anos, multa ou ambas cumulativamente.

Temporada de seca: denuncie queimadas ilegais, balões ou relate focos de incêndio

Denúncias podem ser feitas pelo 190 e também pelo disque-ambiente no 0800-11-3560.

Do Portal do Governo do Estado