Monitores da Estação Especial da Lapa recebem certificados da primeira dama Renéa Lembo

Dos dezoito monitores que receberam os certificados, seis são alunos, sete ex-alunos e cinco voluntários

sex, 28/04/2006 - 16h09 | Do Portal do Governo

Dezoito monitores do projeto Belas Artes – Arte e Inclusão – que atuaram na Estação Especial da Lapa, receberam na quinta-feira (27/4), das mãos da Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Renéa Lembo, os certificados de conclusão de curso.

Os monitores de graduação, pós-graduação e extensão do projeto, desenvolveram durante um ano atividades sociais, profissionalizantes e culturais voltadas aos portadores de deficiência dentro da Estação Especial da Lapa. Durante esse período, participaram de diversas oficinas, como serigrafia, desenho, produção do jornal e pintura.

“Os monitores que procuram o projeto, querem acrescentar às suas carreiras algo de diferente, de especial. Além disso, sentem-se úteis por dar essa oportunidade aos portadores de deficiência”, avalia Eliane Aparecida Andreolli, responsável pelo Projeto Arte e Inclusão, da faculdade de Belas Artes.

Dos dezoito monitores que receberam os certificados, seis são alunos, sete ex-alunos e cinco voluntários. Em sete anos, cerca de 288 alunos do projeto Arte e Inclusão já fizeram monitoria na Estação Especial da Lapa.

Há dois anos, Irene Ramos é voluntária do projeto. Foi uma das alunas a receber o certificado na quinta-feira e orgulhosa comentou, “Larguei a licenciatura convencional porque precisava embarcar num projeto dessa importância social, que me acrescentasse alguma coisa. Hoje, me sinto realizada por poder ajudar tantas pessoas”.

 O projeto Arte e Inclusão começou há nove anos e tem como finalidade desenvolver conhecimentos de cultura geral e da arte, além da criatividade, habilidades e conhecimentos de socialização, responsabilidade e organização.

Durante a cerimônia de entrega dos diplomas aos monitores, além da primeira dama do Estado, estavam presentes no evento Paulo Antônio Gomes Cardin, reitor do Centro Universitário Belas Artes, Vera Lúcia Rodrigues Alves, diretora da Estação Especial da Lapa e Eliane Aparecida Andreoli, responsável pelo Projeto Belas Artes – Arte e Inclusão.

Sobre a Estação Especial da Lapa

A Estação Especial da Lapa (ELL) é um espaço público, foi inaugurado em 1990, e é voltado, especialmente, às pessoas portadoras de deficiência e a seus familiares. Vinculada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, a EEL conta com diversos parceiros da iniciativa privada e de órgãos governamentais. Tem como objetivo garantir os direitos e resgatar a cidadania desse segmento, proporcionando a inclusão social e conseqüentemente a melhora da qualidade de vida de seus usuários.

O aspecto cultural e profissional é desenvolvido por meio de cursos profissionalizantes teórico-práticos, oficinas ocupacionais, culturais e de lazer, bem como por atividades esportivas (esporte adaptado). Também são desenvolvidos programas que abordam diretamente os aspectos educacionais e de complementação terapêutica como a eqüoterapia.

Os programas são oferecidos de acordo com as habilidades/motivações e necessidades dos usuários, na proporção de 70% das vagas para os deficientes e 30% para a comunidade em geral.

Manuela Sá