Governador Lembo participa das comemorações do Dia do Cirurgião-Dentista

Durante a cerimônia foram entregues diplomas e medalhas para diversos profissionais

qua, 25/10/2006 - 23h06 | Do Portal do Governo

A comemoração do Dia do Cirurgião-Dentista nesta quarta-feira, dia 15, contou com a presença do governador Cláudio Lembo, que participou de uma cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes e promovida pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp).

Durante o evento foram entregues diploma de mérito e Medalha Tiradentes e ainda diplomas para profissionais remidos e especialistas. No total são 41 profissionais com mais de 70 anos que não cometeram nenhuma falha étoca durante todo o exercício da profissão.

O governador ressaltou a importância do cirurgião-dentista dentro da sociedade e da vida das pessoas. “122 anos se passaram e esse profissionais estão presentes na vida e no cotidiano dos brasileiros, trazendo saúde bucal, dignidade a uma profissão tão respeitada”, disse Lembo.

Ele destacou ainda o trabalho realizado pelo presidente do Crosp, Emil Adib Razuk. “Todos os cirurgiões-dentistas tem a alegria de ter um homem como Razuk a frente da categoria, pela sua ética, ações corretas, é um exemplo para todos nós”, finalizou o governador

Receberam ainda certificados cerca de 500 especialistas e que concluíram cursos teórico-prático por instituições credenciadas pelo Crosp. A festa contou com a presença de três tenores que interpretaram diversas músicas populares.

A Medalha Tiradentes  foi instituída em 1992, no bicentenário damorte de Joaquim José da Silva Xavier. Nesse ano receberam a condecoração Vicent Defourny da Unesco, Arthur Biagi, presidente da Dabi Atlantis (fábrica de equipamentos odontológicos), Vladimir Dávila e Osni Correa, cirurgiões-dentistas e in memoriam o professor Rui Fonseca Bruneti e o cirurgião-dentista, Valter de Freitas Gomes.  

O Dia do Cirurgião-Dentista é comemorada desde 1976. Foi escolhida porque, em 25 de outubro de 1884, o imperador Dom Pedro II assinou o decreto instituindo os cursos de Odontologia junto às faculdades de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro.

Carlos Prado