Veja o calendário das inscrições nos principais vestibulares paulistas

SP oferece programas de incentivo e cursinho online gratuito para os alunos da rede estadual

seg, 09/06/2014 - 15h01 | Do Portal do Governo

As universidades paulistas abrirão, neste segundo semestre de 2014, inscrições para seus vestibulares. Veja aqui todas as datas. 

A primeira delas é a Unicamp, que inicia em 11 de agosto o período para os estudantes de candidatarem em um dos cursos oferecidos. A universidade se destaca por oferecer benefícios aos jovens durante o processo seletivo, visando à inclusão de estudantes do ensino público na universidade, por meio do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS).

Este ano, o estudante que cursou o Ensino Médio integralmente em qualquer escola da rede pública, ao optar pelo PAAIS na inscrição do vestibular da Unicamp, recebe automaticamente 60 pontos no resultado da nota final. Caso o candidato se autodeclare negro, pardo ou indígena e que tenha estudado em escola pública, soma além dos 60 pontos, mais 20 pontos adicionais.

Os alunos que concluíram o Ensino Médio por meio de supletivo em escolas públicas também podem participar do programa. A pontuação só terá validade na segunda fase do processo seletivo da Unicamp.

Clique aqui para saber mais sobre o programa

A Universidade de São Paulo (USP) começa a receber inscrições no dia 22 agosto. Já a Unesp inicia seu período de cadastro em 15 de setembro. Estudantes da rede estadual podem solicitar isenção da taxa de participação. 

Cursinho online

A Secretaria da Educação oferece aos alunos da rede estadual o Cursinho Pré-Universitário Online com simulados do Enem, USP, Unicamp e Unesp.

A plataforma foi desenvolvida pela Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais) e permite que os alunos controlem o tempo de prova e obtenham orientação simultânea de um monitor sobre erros e acertos, além de indicar materiais didáticos para aprofundar os conhecimentos.

Para acessar o curso, o estudante deve informar apenas o número do seu R.A. (registro de aluno). Saiba mais.

Do Portal do Governo do Estado