Outubro Rosa: Mulheres de Peito ajuda a rastrear e prevenir o câncer de mama

Mulheres podem realizar mamografia gratuita sem pedido médico

sex, 16/10/2015 - 18h18 | Do Portal do Governo

Mulheres paulistas com idade entre 50 e 69 anos podem realizar, gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), exames de mamografia no mês em que comemoram aniversário, sem a necessidade de apresentar pedido médico.

O benefício é garantido pelo Mulheres de Peito, programa pioneiro do Governo do Estado de São Paulo que visa a detecção precoce do câncer de mama. Para fazer o agendamento da mamografia basta ligar para a central de atendimento da Secretaria da Saúde, pelo número 0800 779 0000, de segunda a sexta-feira, das 8h às17h.

O atendimento está disponível em todo o Estado, em mais de 300 serviços de saúde com mamógrafo, como AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais do Estado e clínicas conveniadas. Além disso, quatro carretas do programa percorrem os municípios paulistas para a realização gratuita do exame.

Estrutura
Além de mamógrafo, as carretas são equipadas com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Nas unidades móveis, as mulheres podem fazer exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria da Saúde que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado fica pronto em até 48 horas após a realização do procedimento.

As carretas do Mulheres de Peito contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos um pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

Do Portal do Governo do Estado