Campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até esta terça (31)

Imunização obrigatória vale para animais com até dois anos; estado de São Paulo não registra casos da doença há 20 anos

seg, 30/05/2016 - 10h02 | Do Portal do Governo

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos vai até esta terça-feira (31) no estado de São Paulo. A campanha vale para animais com até dois anos, que somam 4,5 milhões das 10,3 milhões de cabeças existentes no território paulista.

São Paulo não registra um caso de aftosa há 20 anos. Embora não detenha o maior rebanho comercial do País, é corredor de exportação de carne bovina. “São Paulo está atento à sanidade animal para que nenhuma doença comprometa os rebanhos paulistas com reflexos negativos na renda do produtor e para o agronegócio”, disse o secretário de Agricultura do Estado, Arnaldo Jardim.

O criador tem até o dia 7 de junho para comunicar a vacinação ao órgão oficial de Defesa Agropecuária, ou por meio do sistema informatizado Gedave. É preciso, ainda, declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como: equídeos (equinos, asininos e muares), suideos (suínos, javalis e javaporco), ovinos, caprinos, aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).

A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. O criador que não vacinar ou não comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária sofrerá as seguintes penalidades: multa de R$ 117,75 por cabeça por deixar de vacinar, e R$ 70,65 por cabeça por deixar de comunicar a vacinação.

Do Portal do Governo do Estado